KL2 Arqui

Consultoria em arquitetura
07

mar13

Dicas de Feng Shui e seus significados

O Feng Shui é um termo chinês, onde Feng significa “vento” e Shui significa “Água”. O Feng tem a ver com o barulho, cheiro, temperatura, movimento do ar, já o Shui é obstaculo no meio e corrente esquerda e direita.

Vento: é a força vital dividida pelos chineses em oito pontos relacionados com os pontos cardeais. A Água é o simbolo da sabedoria e faz parte dos cinco elementos da natureza, simboliza a calma, serenidade e limpeza. Ela possui 2 lados o da paz e o das grandes catástrofes naturais como os tsunamis.

Na cultura do feng shui, o equilíbrio entre o yin e o yang é fundamental para que cada pessoa tenha as melhores oportunidades em todos os quesitos da sua vida. Segundo o ditado chinês “O Yin sozinho não vive. O Yan sozinho não fica“. E segundo eles, assim começou o mundo dos seres vivos com Yin e Yang em todo local seja como matéria, energia ou sentimento.

Eles são opostos como:

Yin – Yang
Negativo – Positivo
Feminino – Masculino
Noite – Dia
Molhado – Seco
Frio – Calor

O Yin é feminino, negativo, representa o frio a escuridão… O Yang é positivo, masculino, a luz, calor e movimento. Quando eles estão equilibrados existe o Qui, que significa o sopro vital, circulação de energias no ambiente e com o Feng Shui nós conseguimos ativar essas energias.

Sobre os elementos:

Fogo: É a humildade, ensinamento e esperança. Sua cor é o vermelho e o formato triangular. Seu ponto cardeal é o sul.

Terra: É a confiança e fé. Sua cor é o amarelo e o formato é o quadrado ou retângulo horizontal. Seu ponto é o centro.

Metal: É a justiça, moral e racionalidade. A cor é o branco e o formato é o redondo ou oval. O ponto é o oeste.

Água: É a sabedoria e inteligência. Suas cores são o azul e o preto e o formato é o ondulado. Ponto cardeal é o norte.

Madeira: Benevolência e amor. A cor é o verde e o formato é o retângulo vertical. O ponto é o leste.

Concluindo, o fogo gera terra, que gera o metal, que gera a água e gera a madeira. Mas também o fogo destroi o metal, que derruba a madeira. A madeira ataca a terra, que destroi a agua e apaga o fogo.

Dicas do feng shui:

Para construir uma casa:
É necessário observar os pontos essenciais para que haja boa circulação de energia. É legal se tiver ambientes de tranquilidade atrás da casa como montanhas e templos. Na frente da casa lagos, praias, praça e arvores pequenas são bem vindas. Ao lado esquerdo é prefirivel que tenha uma casa mais baixa e entrada de garagem. No lado direito, casa ou predio vizinho mais baixo do que o esquerdo, também é bom ser a entrada de serviço e que não tenha garagem.

Dicas para sala de estar:

Deve ser acolhedora, retangular ou quadrada. Se os tapetes e mesas de centro forem redondos é melhor, pois o arredondado trás dinheiro.  Cuide para que os móveis não atrapalhem a circulação. Elimine coisas sem utilidade. Não tenha excesso de janelas nem a falta delas para deixar as energias equilibradas, tenha o suficiente. Sofás não podem ficar de costas para a porta de entrada pois as pessoas que estiverem ali tendem a ficarem mais crueis. Sempre tenha cortinas nas janelas para vedar a energia negativa.

Dicas para sala de jantar:

O numero de cadeiras deve ser compativel ao de moradores. Se as cadeiras tiverem braços e encosto algo será melhor.

Dicas para quartos:

É nele que descansamos por isso deve ser longe da porta de entrada se possivel para termos mais segurança durante o sono. Cuide para não ter paredes rachadas e para a pintura ficar impecável. Opte por decorar em pares, como 2 quadros para que favoreça o romantismo. O azul e o rosa favorecem a paz e o amor. Se quiser espelho, cuide para ele não refletir a pessoa enquanto ela dorme isso causará um sono intranquilo e tensão emocional.

Sobre os espelhos, são legais quando avisa quem entra no quarto ou cozinha, quando a intensão é dar amplitude a uma área pequena  e quando ele auxilia a receber imagens bonitas da rua.

Dicas para cozinha:

É necessário ter janelas, boa iluminação e que quando a pessoa for trabalhar, não fique de costas voltadas para a porta pois se ela levar um susto com a chegada de alguém pode interromper o envio de boa energia para o alimento.

Dicas para o banheiro:

Cuide o barulho do sanitário, deve ser discreto e a tampa deverá ser sempre fechada. Sempre deve estar limpo e perfumado, o cheiro de eucalipto é uma boa dica. A porta do banheiro não deve alinhar-se com a porta do quarto, cozinha e sala.

imagrs

No comments so far!

Leave a Comment