KL2 Arqui

Consultoria em arquitetura
07

mar13

O significado das cores no feng shui

O Feng Shui possui uma base muito forte em cima das cores, buscando a harmonia e equilíbrio no ambiente. As cores são relacionadas aos elementos e proporcionam emoções diferentes uma das outras. Cada cor possui uma característica por isso você precisa entender bem para aplicar direito. São elas:

Vermelho: é a cor do fogo, verão e sangue, por isso é relacionado a vida, força e energia vital máxima. É uma cor Yang e por isso use-a em locais de interação como sala de jantar, estar e TV. Não é legal usar em banheiros porque ele é ligado a água e vermelho é fogo. Também não use na cozinha pois cozinha já é Yang devido ao fogo e pode causar desequilibrios. Já nos quartos o ideal é ter tranquilidade, e o vermelho não trás isso.

Amarelo: Apesar de ser do elemento terra, é uma cor Yang. Representa o sol e o brilho do ouro. Melhora a concentração e a facilidade de comunicação. Evite seu uso nos banheiros e quartos, mas use o amarelo em salas de TV, e em detalhes na cozinha como pastilhas.

Laranja: por estar entre o vermelho e o amarelo, carrega um pouco das duas. Também é cor yang e segue as recomendações do amarelo. A diferença é que o laranja pode ser aplicado em quartos de adultos de preferencia atrás da cama, se for com cuidado.

Azul: é a cor da água e remete a natureza. Se usado com cuidado, proporciona tranquilidade mas se usar demais favorece a introspecção. Use o azul em quartos e salas de meditação. Não use em salas de estar, tv e jantar porque o azul é Yin e não propicia a comunicação. Não use o azul em ambientes Yang, na cozinha, por exemplo, pode diminuir o poder do fogo.

Preto: é cor da água e o simbolo máximo Yin. Por isso não use em paredes internas.

Verde: É ligado a madeira e primavera. Representa o desenvolvimento e saúde. Pode ser usada em todos os ambientes da casa só tome cuidado e use tons suaves de verde em quartos e cozinha, já nas salas pode usar os mais vibrantes. Está relacionada ao metal, pureza e limpeza, assim como a abertura de novas oportunidades.

Branco: Pode ser usada em todos ambientes, internos ou externos. Apenas prefira não usar branco brilhante nos quartos e banheiros e com o brilho em salas de tv, cozinha…

Agora que você já tem as dicas das cores, é só aplicar e melhorar as energias da sua casa.

 

imagrs

No comments so far!

Leave a Comment